Páginas

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Teatro

     
Trazemos duas propostas para o teatro da Colônia de Férias deste ano. A primeira conta a história de uma família de um vilarejo do sertão do estado que muda de comportamento após a visita de um grupo de missionários na região. A segunda, tirado a personagem do “Semeador de Sonhos” da primeira história, que faz as vezes do narrador, ele volta nesta outra proposta como um contador de histórias, narrando os sonhos de Dom Bosco ou a vida de nossos santos salesianos.


1. CENÁRIO

     Nossa história se passa em um vilarejo do sertão. Lugar muito pobre, de vegetação típica da caatinga. As casas muito simples, geralmente de taipa.
     Como se trata de um vilarejo, as cenas estão abertas para acontecer em qualquer ambiente da colônia de férias, não necessitando, obrigatoriamente, de um cenário fixo onde aconteçam as apresentações todos os dias. Principalmente a segunda proposta, que é a do contador de histórias, reforçamos que pode acontecer em qualquer lugar: em uma quadra, no campo, em uma sala, no salão...
     Na necessidade de um possível cenário fixo (primeira proposta), a sugestão que deixamos é um ambiente doméstico. Uma sala de estar muito simples e rústica.


2. PERSONAGENS

     Como no ano passado, as personagens são abertas, podendo ser alteradas à realidade de cada colônia de férias. Personagens podem ser acrescentados também conforme à necessidade. Bom trabalho!


NOME
PERFIL
IDADE


SEMEADOR DE SONHOS
Personagem enigmático que peregrina pelas cidades e vilarejos, recolhendo da experiência popular os ensinamentos que motivam a elaboração dos sonhos, conduzindo as pessoas dos lugares por onde passa para uma experiência verdadeira da felicidade.


+/- 40 anos


MISSIONÁRIO(S)
Pode ser um ou um grupo. Eles trazem a Boa Nova de Jesus para o vilarejo, anunciando que o próprio Cristo está vivendo escondido entre os habitantes daquele lugar, sendo necessário a todos procurar descobrir quem é.


Adultos

DONA ESTER
Mulher guerreira, mãe de família, católica “beata”. Educa seus filhos na fé e reza para o seu marido mudar de vida.

+/- 40 anos


SEU PEDRO
Homem honesto, trabalhador quando sóbrio, mas que tem o vício do álcool. Quando embriagado, perde a cabeça, e não mede as consequências dos seus atos. Faz tudo pelos filhos, se necessário. Mas nunca demonstrou seu amor publicamente a eles.



+/- 45 anos



EMANUEL
Filho mais velho do casal. Dá sinais de que quer seguir o mesmo caminho do pai. Quer sempre estar com os amigos na farra. Não se importa com o convívio familiar. Ama muito sua mãe, mas tem alguns problemas com seu pai.


19 anos

MARÍLIA
Única filha mulher do casal. Dedicada aos afazeres da casa, ajuda sempre a sua mãe e cuida bem de sua avó materna, Matilde, que mora com eles há dois anos.

15 anos

PEDRINHO
Filho caçula. Menino danado, vive metido em confusões. Diz sempre o que pensa, e se enrola por falar fora de hora.

13 anos

DONA MATILDE
Mãe de Dona Ester. Senhora de saúde frágil que se aproveita de sua situação para brigar com o genro.

+/- 75 anos

JUDITE
Vizinha da família. Amiga de Dona Ester. Sabe da vida de todo o vilarejo. Sabe das coisas como ninguém;

+/- 40 anos

MARCOS
Esposo de Judite que trabalha na capital e prometeu buscar ela quando melhorasse de vida.

+/- 45 anos

AMIGOS DO PEDRINHO
Alguns personagens livres que participam ativamente apenas de uma cena. Nos outros dias podem ser figurantes nas pregações do missionário.

Adolescentes

OUTROS

Nosso teatro é aberto. Segundo a criatividade de cada trupe, outros personagens podem ser acrescentados à nossa história.

-



(PROPOSTA 2) : Como já dito anteriormente, esta segunda proposta consiste em contar "os sonhos de Dom Bosco", que podem ser realmente os sonhos que ele escreveu, a exemplo do primeiro dia ("Dom Bosco e o sonho dos 9 anos"), ou a história de algum santo de nossa família, concretização do grande sonho de Dom Bosco ("Dá-me almas e ficai com o resto"). Esse segundo teatro não substitui o primeiro no que diz respeito à temática da Colônia de Férias. Ele é um complemento para a proposta de oficina de santidade, exemplificando que é possível ser santo nos dias atuais. Ele pode ser encenado antes da oração final de cada dia. Os atos consistem em monólogos, histórias contadas pelo Semeador de Sonhos da forma mais livre e lúdica possível... fica a cargo da criatividade de cada um. Uma terceira proposta para o teatro, alternativa a essa, seria a leitura dos gibis de santidade juvenil salesiana, disponíveis em nossas casas.








Para saber mais sobre a santidade salesiana, acesse: SANTIDADE SALESIANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário