Páginas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Proposta de Atividades - Gincana


Para fazer download do arquivo em PDF das propostas de atividade, clique aqui

Proposta de Gincana 

IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS
“Quem não viu escrevia em 1907, dificilmente poderá fazer uma ideia do barulho, da despreocupação ingênua, dos jogos, da alegria daqueles recreios. O pátio era batido palmo a palmo nas corridas desenfreadas, e Dom Bosco era a alma de todos aqueles divertimentos, que ele queria e promovia, sentindo por ele imenso prazer. E os jovenzinhos sabendo que sempre que podia ele tomava parte em seus recreios e conversas, levantavam de vez em vez os olhos para o quarto do bom pai; e quando ele aparecia na sacada, explodia de todos os lados um grito de alegria”.
Para Dom Bosco, conservar-se sempre alegre era fazer um convite para brincar. Ele não gostava de ver jovens parados. Em todas as brincadeiras ele pedia a intercessão de Maria para que colocasse suas mãos à frente. Assim façamos nós ao iniciarmos estas brincadeiras, que Maria seja a grande intercessora junto aos dias de competição.

PROVAS:

1° DIA – FORMAÇÃO DE 4 EQUIPES SEPARANDO-AS POR CORES (cada equipe deve criar um grito de guerra para animação e escolher um líder para sua equipe).

2° DIA – 1° PROVA: LETRAS EMBARALHADAS
Letras embaralhadas – tempo 10 min – valor 20 pontos

Os grupos terão que arrumar as letras embaralhadas formando: os sete sacramentos e o nome dos 12 apóstolos

Os sete sacramentos

1. AIMOBST ____________________________________
2. REMOD ______________________________________
3. IURSTCAIEA _________________________________
4. ÇUNOÃ ODS RENEFMSO _______________________
5. ECNLIROÇICOAÃ ______________________________
6. AIMITNOOMR ________________________________
7. ONOÃÇCAMRIF _______________________________
Respostas: SACRAMENTOS – 1- Batismo, 2- Ordem, 3- Eucaristia, 4- Unção dos Enfermos, 5- Reconciliação, 6- Matrimônio, 7- Confirmação.

O Nome dos 12 apóstolos.

1. EPRDO _______________________________________
2. ATIOG _______________________________________
3. OJOÃ ________________________________________
4. REDAN _______________________________________
5. TAEDU _______________________________________
6. TMÉO ________________________________________
7. PIFLIE _______________________________________
8. ATROLBEUMO _________________________________
9. SUMETA _____________________________________
10. TGOAI _______________________________________
11. IMSOÃ ________________________________________
12. UDJAS ________________________________________
Respostas: DOZE APÓSTOLOS: 1-Pedro, 2- Tiago, 3- João, 4- André, 5- Tadeu, 6- Tomé, 7- Filipe, 8- Bartolomeu, 9- Mateus, 10- Tiago, 11- Simão, 12- Judas.
3° DIA - PERGUNTAS E RESPOSTAS
 1 min p/ cada – valor 5 pontos
As perguntas devem ser feitas em rodízio para que todos respondam as perguntas, intercalando entre um grupo e outro.

O Responsável providenciará 20 envelopes (pode ser aqueles envelopes de campanhas que sempre sobram) e em cada um, do lado de fora, numere os envelopes de 1 a 20. coloque perguntas diferentes dentro de cada um desses envelopes. Aqui vão algumas sugestões de perguntas:

1. Qual o nome dos Quatro evangelistas?
2. Qual o nome do padroeiro dos coroinhas, e o da sua paróquia?
3. Qual o momento mais importante da missa?
4. Qual o nome do local aonde são proclamadas as leituras?
5. Em que momento o sacerdote utiliza o Véu Umeral?
6. Em que momentos da missa é utilizado o incenso?
7. Qual a cor que representa a penitência?
8. Qual a finalidade da credencia?
9. Quem atravessou os israelitas a pé enxuto pelo mar vermelho?
10. Que grau de parentes o João batista tinha com Jesus?
11. Quando começa e quando termina o ano litúrgico?
12. Qual o nome do anjo que anunciou a Maria que seria a mãe de Jesus?
13. Qual foi o primeiro milagre realizado por Jesus em público?
14. Quais são os dois maiores mandamentos que Jesus nos deixou?
15. Em que ano e em que tempo litúrgico nós estamos?
16. Onde Jesus nasceu e onde Jesus morreu?
17. Qual o nome do livro que contem as leituras da missa?
18. Quantos livros tem a Bíblia?
19. Em quantos dias Deus criou o mundo?
20. A quem Deus entregou a tábua com os 10 mandamentos?


4° DIA – TEATRO COM TEXTO BÍBLICO
teatro - Tempo 15 min para preparar e 5 para apresentar – Valor 50 pontos

Dramatizar um trecho bíblico. Escolha algumas leituras e faça o sorteio das leituras para os grupos
ambas sugestões  são o texto das bem aventuranças
1 – Lc 6
2 - Mt 5

Cada grupo terá o Tempo de 15 min para ler o texto e preparar uma dramatização para apresentar para os demais componentes.

Ganha 50 pontos a apresentação que usar da criatividade, decorar melhor as falas e explicar melhor a leitura no final da apresentação.

5° DIA –  ÔNIBUS

É a versão em grupo da "Corrida das Cadeiras". Haverão duas equipes. Os integrantes de cada equipe ficam sentados em cadeiras, um atrás do outro, formando um ônibus (os ônibus devem estar bem separados um do outro). No JÁ, os participantes movimentam as cadeiras pra frente e começam a botar o ônibus pra andar. O objetivo do ônibus será cruzar a linha de chegada integralmente. A equipe que o fizer primeiro, vence.


6° DIA - QUEM É? (como se fosse mímica)

Material: Fichas com nomes de personagens ou fatos bíblicos, uma caixa ou envelope.
Preparo: Confeccionar fichas com os nomes ou fatos bíblicos.
Desenvolvimento: As crianças deverão estar dispostas em círculo. Uma delas retira uma ficha e deverá dar dicas sobre o personagem ou fato, para que os outros tentem adivinhar. O que acertar, retira aproxima ficha e dá as dicas.

7° DIA – CAÇA AO TESOURO BASEADO NO TEXTO DAS BEM AVENTURANÇAS (cada um faz uma adaptação de acordo com sua realidade)
A descrição da ultima prova se encontra nos links:

BRINCADEIRAS OPCIONAIS:
1) CORRIDA DA VASSOURA
Corre um representante de cada equipe nessa corrida só de ida. O objetivo é equilibrar uma vassoura na palma da mão enquanto correm. Se a vassoura cair antes da linha de chegada, o corredor volta ao início e começa tudo outra vez. Ganha quem cumprir a tarefa corretamente primeiro.

2) CORRIDA DE BRAÇO
Correm dois representantes de cada equipe. Serão feitos no chão dois riscos, cada um a exatos 2 metros de cada participante. Os participantes se apoiam um no ombro do outro, com os braços. O objetivo é empurrar o adversário e fazer com que ele ultrapasse o seu risco. Quem conseguir isso primeiro, vence a prova.

3) CORRIDA DOS SENTADOS
Corrida de ida e volta onde os participantes correm sentados e não podem usar as mãos pra nada. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas, ou seja, não pode virar. Ganha quem voltar primeiro.

3A) CORRIDA DE CADARÇOS
Corrida de duplas, de ida e volta, onde os participantes correm com os cadarços amarrados. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas. Não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha quem voltar primeiro.

4) APERTO
Jogam duas equipes. Cada equipe deverá ficar em um retângulo riscado no chão. O Objetivo é fazer com que todos permaneçam nesse espaço por 30 segundos. Após esse tempo, a equipe que conseguiu deverá reduzir o espaço da outra, que terá menos espaço para colocar seus componentes. E assim o jogo prossegue até o retângulo ficar tão pequeno a ponto de ser impossível manter as pessoas lá, dando a vitória para a outra equipe.

5) TÚNEL
Jogam duas equipes com número de participantes iguais. Cada equipe formará um túnel, onde os participantes ficam um atrás do outro com as pernas abertas. É uma espécie de corrida. No "Já" do mestre, o último de cada fila deve passar por debaixo do túnel e ir para a frente. Depois, o último faz a mesma coisa. Desse jeito, o túnel de pessoas irá se distanciando para frente cada vez mais. Ganha o túnel que cruzar a linha de chegada primeiro.

6) MACACO CEGO
Duas equipes participam. Cada equipe escolhe o seu representante. O mestre faz um grande retângulo e, nele, desenha várias linhas. Os dois jogadores têm seus olhos vendados e o objetivo é sair do percurso e chegar até o final, sem pisar nas linhas. Como eles estarão vendados, a equipe pode ajudar. Quem pisar na linha volta pro começo, podendo tirar a venda nesse tempinho. Ganha quem sair do percurso sem pisar na linha.

7) CORRIDA AO CONTRÁRIO
Os corredores dão 15 voltas em um cabo de vassoura e correm de costas até a linha de chegada. Quem chegar primeiro, vence.

8) VASSOBOL
Dois rivais disputam para colocar a bola no gol adversário através de uma vassoura. Ganha quem fizer mais gols.

9) CEGOBOL
Futebol comum, só que todos os jogadores jogarão de olhos vendados. Ganha a equipe que fizer mais gols.

10) TOCA
Desenham-se várias tocas (círculos) em um espaço amplo. O número de tocas deve ser sempre um a menos do que o número de jogadores. Bem distante do terreno onde as tocas estão, os participantes, todos de mãos dadas, em roda, estarão rodando ao som de uma música animada. Quando a música parar, todos devem soltar as mãos, correr e sentar em uma toca. Quem não conseguir, é eliminado e apaga-se uma toca. Ganha quem sentar na última toca.

11) TOCA COOPERATIVA
As mesmas regras do “Toca” comum. O segredo do jogo é não eliminar nenhum participante, só tocas, ou seja, a cada rodada, você desfaz uma toca e ainda assim todos deverão entrar em uma toca, como puderem: no colo, deitado sobre os colegas etc... Neste jogo não há vencedores.

12) MINHOCA
É uma corrida de ida e volta, mas os participantes, ao invés de correrem, rolam pelo chão. Ganha quem chegar primeiro.

13) CORRIDA DE CADEIRAS
Corrida de trios. Cada trio é composto por duas pessoas que unem os braços e formam uma cadeira e um rei que irá subir na cadeira (união de braços). O objetivo é correr e descer o rei na linha de chegada. O trio que conseguir isso primeiro vence.

14) ESTOURA-BEXIGA
Todos participam. Cada jogador terá uma bexiga amarrada em seu tornozelo. O objetivo é estourar a bexiga dos adversários e proteger a sua. Ganha o último que ficar com a bexiga intacta.

15) REVEZAMENTO DOS RODADOS
Igual ao revezamento do atletismo, mas antes de correr é preciso dar 25 voltas em um cabo de vassoura. São 4 participantes por equipe e ganha a equipe cujo o último participante chegou primeiro. Se cair, levanta e continua.

16) BOLICHE CEGO
Jogam um participante de cada equipe. É um boliche comum, mas os participantes jogam de olhos vendados. O objetivo do jogo é derrubar o último pino, não importando quantos lançamentos foram, uma vez que quando um erra, é a vez do outro. Quem conseguir, vence.

17) SALTO EM DISTÂNCIA
Jogam dois representantes de cada equipe. Um participante salta e depois o seu adversário. Após isso, a distância aumenta. Se o participante for o primeiro a pular em uma distância e errar, deverá torcer para que o outro também erre, pois assim terá outra chance. Ganha quem conseguir saltar uma distância que o outro não conseguiu.

18) CORRIDA DE OBSTÁCULOS
Jogam dois corredores, que deverão percorrer uma distância e chegar ao fim, enfrentando obstáculos (os obstáculos serão pessoas curvadas). Quem cruzar a linha de chegada primeiro vence.

19) VÔLEI IMPROVISADO
O Jogo normal de vôlei, mas utilizando outro objeto no lugar da bola (balde, vasilha, almofada, mochila, alguma fruta ou legume...)

20) CESTINHA
Jogam duas equipes e dois ajudantes. A brincadeira funciona como um jogo de basquete, mas só há uma cesta, que na verdade são duas pessoas, de braços dados e abertos. Quem fizer uma cesta, escolhe alguém da dupla para substituí-lo na equipe e ele será a nova metade da cesta. A equipe que fizer mais cestas, vence a partida.

21) PEGADINHA DO ANIMAL
Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe. Obs.: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de bunda no chão, causando uma grande risada geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário