Páginas

sábado, 9 de novembro de 2013

4º ATO: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”.

(Entra em cena a personagem do Semeador de Sonhos e se posiciona em um banco na lateral do cenário. Enquanto entra, toca a música: ABERTURA, disponível para download em nosso skydrive, clique no nome da música para baixar)

Semeador de Sonhos: O povoado está em alvoroço! Todo o povo quer saber quem é o Cristo escondido! Mas nem tudo são flores... procurando a perfeição nas pessoas, algumas terminaram sendo injustiçadas...

Dona Ester: Judite, tu não sabe quanta coisa horrível estão falando de tu...

Dona Judite: O que é Ester? Ave Maria! Eu não estou sabendo de nada!

Dona Ester: Ave Maria! É tão assim, que eu nem sei se falo ou não?!

Dona Judite: Sangue de Cristo, mulher! Diz logo, pelo amor de Deus!

Dona Ester: Estão dizendo que você só fala da vida dos outros, que vive semeando discórdia... só pode ser o “Cão” vivendo entre nós!

Dona Judite: (chorando escandalosamente) Valha-me Nossa Senhora! Que coisa horrível! E agora? O que eu vou fazer?

Dona Ester: Se eu fosse você, pedia pra falar depois da pregação do missionário.

Semeador de Sonhos: Falar mal das pessoas é como estourar um travesseiro de penas ao vento... mesmo que você queira recolher todas as penas depois, nunca conseguirá. Será que, se justificando ou pedindo desculpas, Dona Judite terá paz novamente?

Missionário: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Povo: Para sempre seja louvado!

Missionário: “Bem aventurados os que fome e sede de justiça, porque serão consolados”! Jesus sofreu muitas perseguições no seu tempo, e aqui também pode acontecer. Ele lutava pelo povo excluído, os pobres, os doentes, marginalizados...

Dona Judite: (interrompendo o missionário) Olhe, irmão... por falar em justiça, eu estou sendo muito injustiçada aqui! Estão falando que eu não posso ser o Cristo escondido de jeito nenhum, que devo ser é o “Cão”!

Povo: (Todos riem, menos Dona Ester)

Missionário: Silêncio, gente! Vamos escutar a nossa irmã!

Dona Judite: Olhe, irmão! Eu passo o dia todo na janela da minha casa esperando todos os dias meu marido voltar. Ele me deixou pra ir trabalhar lá na capital, e disse que quando melhorasse as condições ia vir me buscar. O povo tá dizendo por aí que eu fico lá só olhando a vida do povo pra falar mal depois... Mas minha Nossa Senhora Auxiliadora é testemunha que eu nunca falei mal de ninguém por aqui.

(Entrando um homem carregando uma mala pelo meio da plateia)

Marcos: Judite?

Dona Judite: Ai meu Deus! Marcos? É você?

Marcos: Claro que sou eu! Vim te buscar!

(Correndo se abraçam, enquanto o povo fica comovido)


Semeador de Sonhos: Nem tudo é do jeito que achamos que seja. Dona Judite foi injustiçada. Falaram mal dela. Mas como Jesus prometeu, felizes são aqueles que tem fome de justiça, serão saciados. Além da justiça ter sido feita quando o verdadeiro motivo de Dona Judite estar sempre na janela foi revelado, o que ela tanto sonhou aconteceu, provando que ela estava certa no que estava falando. Nunca devemos julgar os outros pelas aparências! Demos aos outros o direito de serem quem são e se apresentarem como tais! Nada mais triste que ser o que os outros pensam de você e não o que você é realmente... pense nisso! E a busca pelo Cristo escondido continua... quem será ele? Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário