Páginas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

2º ATO: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”.


(Entra em cena a personagem do Semeador de Sonhos e se posiciona em um banco na lateral do cenário. Enquanto entra, toca a 
música: ABERTURA, que será a música tema do Semeador de Sonhos. A música está disponível para download em nosso skydrive, clique no nome da música para baixar)

Semeador de Sonhos: Depois de saber que Jesus estava morando disfarçado no vilarejo, todo mundo se arriscou a pesquisar quem seria ele. Nas calçadas não se falava em outra coisa. Será mesmo possível que Cristo esteja morando por essas bandas? Não sei... O que sei é que muita coisa mudou depois que essa notícia se espalhou...

(A cena de hoje se passa dentro da casa da família. Estão na sala)

Marília: Vovó! Vovó! A senhora está bem?

Dona Matilde: Ai, Mariana! É o meu coração!

Marília: Ave Maria! Mainha! Vovó tá morrendo!

Seu Pedro: Eita! Vamos ter festa em casa hoje!

Dona Ester: (chorando exageradamente) Pare com isso, Pedro! Não tá vendo que a coisa é séria?

Dona Matilde: Ele tá doido pra me ver morta! Ainda vai cuspir no meu caixão!

Seu Pedro: Essa fila eu não vou enfrentar não!

(Dona Matilde desmaia)

Emanuel: Chore não, mainha! Todo dia vovó tem isso e não morreu ainda!

Seu Pedro: Vou começar a convidar meus amigos pra cavar uma cova de 100 metros de profundidade... vai lá que ela não tenha morrido e queira voltar! Precisamos nos certificar!

Pedrinho: (rindo alto perto da mãe) Ela vai cavar é muito!

Dona Ester: Sangue de Cristo! Esse menino não tem jeito! Ave Maria!

(Dona Ester dá uma tapa em Pedrinho, que sai correndo e chorando, enquanto Dona Matilde acorda do desmaio)

Dona Matilde: O que aconteceu, minha filha?

Dona Ester: A senhora desmaiou, mamãe! Está sentindo alguma coisa?

Dona Matilde: Fome, minha filha!

Seu Pedro: Vamos embora, Emanuel! Acabou a festa! Não foi dessa vez que a velha partiu. Vamos na praça... tá quase na hora da pregação do missionário. Quero saber se ele já tem alguma suspeita.

(Chegando à praça, o missionário já está posicionado para a pregação)

Missionário: Hoje recebemos uma pista para encontrar Jesus. Quem lavar os pés dele, com amor, aparecerá uma marca, e ele se revelará. Mas não adianta sair por aí lavando os pés de todos... Jesus necessita que lavem seus pés porque ele não consegue fazer sozinho.

(Seu Pedro volta pra casa, e encontra Dona Matilde sozinha na sala)

Dona Matilde: Que milagre é esse? Você não bebeu hoje?

Seu Pedro: Nem venha, velha chata!

Dona Matilde: Não brigue comigo! Olhe o meu coração! A propósito, preciso que lave os meus pés! Estão imundos!

Seu Pedro: E a senhora quer que eu lave?

Dona Matilde: Está vendo mais alguém aqui? Aqui está a bacia... vamos!

Seu Pedro: (Lembrando das palavras do missionário) Tá bem... vou lavar!

(Tomando a bacia e a jarra, lava os pés da sogra e percebe que nenhuma marca aparece. Enquanto ele lava, entram em cena Dona Ester e os três filhos)

Dona Ester: (chorando) Eu não acredito no que eu estou vendo!

Seu Pedro: Não é nada disso, mulher!

Dona Ester: Eu sempre rezei pra Nossa Senhora dos Impossíveis fazer as pazes entre vocês! Deus seja louvado! Foi a água benta do Padre Marcelo! Eu num disse, Mariana, que dava certo?

Mariana: Ave Maria, mainha! É verdade!

Seu Pedro: Eu lavei porque o missionário disse que Jesus não consegue lavar os próprios pés, e precisa de alguém que o faça. Cheguei aqui, ela estava pedindo pra lavar... Ainda achei que pudesse ser, mas não apareceu nenhuma marca como o missionário tinha dito. Não é ela!

(Todos começam a conversar ao mesmo tempo, enquanto o Semeador de Sonhos encerra a cena)

Semeador de Sonhos: Seu Pedro não entendeu que tipo de marca o missionário estava falando. Dona Ester foi consolada de suas lágrimas a partir do amor que se revela entre seu marido e sua mãe... mas será que eles vão parar de brigar? Acho que não! Eles só brigam porque se importam um com o outro! Eles só discutem porque se amam! Mas quem será o Cristo? Os dias estão passando rápido! Precisamos procura-lo! Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário