Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

TEATRO 5º DIA: O TESTEMUNHO QUE CONSTRÓI



OBS.: Nesta cena, diferente dos outros dias, o espetáculo não começa de imediato. Antes, um diálogo de bastidores entre o Apresentador e o Palhaço Geleia.
(NO PALCO, O PALHAÇO GELEIA, MEIO TRISTE, DESANIMADO. MÚSICA DE FUNDO. ENTRA O APRESENTADOR).
APRESENTADOR: Que foi que houve Geleia? Algum problema? Está quase na hora de começarmos o espetáculo!
PALHAÇO GELEIA: Não estou com vontade de me apresentar! Não sou palhaço dos bons... Sou aprendiz de palhaço, nada mais.
APRESENTADOR: Tudo na vida é assim, meu jovem! Ninguém nasce pronto! Todo mundo precisa aprender a fazer as coisas... mas você já é muito bom! Acredite!
PALHAÇO GELEIA: Eu admiro muito o senhor. Não sente saudade dos tempos de domador de feras? Eram bons aqueles tempos... os leões, os elefantes, os tigres! Tudo muito mágico! Por causa de alguns que maltratavam os animais, todos nós perdemos o encanto de vê-los bem de perto, fazendo números incríveis... sem falar da bravura do domador!
APRESENTADOR: Ah, Geleia! Eu sinto muita falta sim, mas não é isso que vai me fazer infeliz... Quando eu era jovem, assim como você, tinha um temperamento muito forte. Antes de domar as feras, tive que aprender a me domar, a controlar os meus impulsos. Hoje, ajudo outros, a se encontrarem naquilo que gostam de fazer. Desde que meu pai morreu, cuido desse circo como se fosse ele mesmo. Nunca, ninguém me viu triste, ou reclamando da vida... pelo contrário... sempre procuro promover os talentos, revelando ao grande público as potencialidades que estão escondidas em cada um de vocês. Mas tá na hora de começar o espetáculo! Vamos!
PALHAÇO GELEIA: Sua experiência nos deixa mais seguros! Obrigado!
(SOBE A MÚSICA, ENTRA O APRESENTADOR)
APRESENTADOR: Respeitável público! Moças, rapazes, crianças! Vovô e vovó! Chegou a hora da alegria! Com vocês, os palhaços!
ESQUETE: Cinema mudo. Enquanto toca uma música, entram os palhaços e percebem no cenário uma cadeira enfeitada. O que fazer. São três palhaços e uma única cadeira. O que fazer? A palhacinha, por ser mulher, tem preferência. Os palhaços concordam. Ela escolhe o lugar para por a cadeira. Um dos palhaços coloca. Fazendo charme, na hora de sentar, diz que deve ficar do outro lado do cenário. Transferem a cadeira pra lá, e o mesmo acontece, tendo que mudar uma terceira vez de lugar. Por último, ela escolhe uma posição no meio do palco. Na hora de sentar, Geleia puxa a cadeira, deixando a palhacinha cair no chão. Enquanto ele se prepara para sentar, o palhaço Formiguinha puxa a cadeira da mesma forma, fazendo com que ele também caia. Por último, o Geleia puxa a cadeira do Formiguinha, e ele vai para o chão. O ciclo se repete até começarem a brigar e saírem correndo do palco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário