Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A ARTE DO BEM VIVER: NOSSA VIDA TEM SENTIDO


Encontro número 03

1.    ORAÇÃO INICIAL
a)    Mantra: Ó luz do Senhor...

b)    Invocação ao Espírito Santo

c)    Texto bíblico: Sl 8
Senhor nosso, como é poderoso o teu nome em toda a terra! Exaltaste a tua majestade acima do céu. Da boca de crianças e bebês tiraste um louvor contra os teus adversários, para reprimir o inimigo e o vingador. Quando contemplo o céu, obra de teus dedos, a lua e as estrelas que fixaste... O que é o homem, para dele te lembrares? O ser humano, para que o visites? Tu o fizeste pouco menos do que um deus, e o coroaste de glória e esplendor. Tu o fizeste reinar sobre as obras de tuas mãos, e sob os pés dele tudo colocaste: ovelhas e bois, todos eles, e as feras do campo também; as aves do céu e os peixes do oceano, que percorrem as sendas dos mares. Senhor nosso, como é poderoso o teu nome em toda a terra!”

d)    Meditação e retomada da mensagem
Após um momento de silêncio, espontaneamente cada um diz em voz alta o versículo ou a palavra que mais calou o coração. Pode-se retomar o mantra durante esse período, criando um clima orante em sintonia com o Salmo.

2.    SENSIBILIZAÇÃO
O ser humano é uma unidade, uma inteireza, com características próprias que o identificam como tal. Essa noção de ser um todo não exclui a verdade de ter partes componentes.
O ser humano está situado dentro de um contexto que o abriga, o envolve que o influencia e é por ele influenciado. Faz parte de uma rede de relações com o universo. Portanto, o homem pode ser visto como um todo, uno e, ao mesmo tempo, como parte de um todo maior que o reveste.
Quando se tenta compreender o homem é preciso não desvinculá-lo de seu habitat, de seu contexto, de sua malha de relações. Por outro lado, enfocado como uma unidade, propormos ver o homem em algumas dimensões que o torna único e diferente dos outros seres. Isso se descortina pela arte e aspiração do sentido do bem viver.

Para conversar:
            Todos são convidados a destacar e justificar de forma isolada as diversas dimensões do ser humano. Em seguida, o grupo poderá tentar definir o homem e suas aspirações a partir do prisma da unidade.

3.    REFLEXÃO
O homem é um ser multidimensional. Desenvolve habilidades e competências que julga pertinente ao seu desenvolvimento humano. Possui capacidade de criar, inovar e mudar seu comportamento, conforme suas necessidades. Sabe pensar, refletir e construir novos saberes, fundamentados em teorias e descobertas.
A capacidade de buscar novas experiências e de mudar seus paradigmas é o que o difere de outros seres. Ter noção de si e compreender o outro na medida que conhece a sua história e sua realidade, o faz sujeito dos seus atos, e ator principal de sua própria história.
Construir as experiências e tomar consciência de sua circunstância é buscar na complexidade da existência do “ser”, sua própria existência. Ser por excelência e ser na complexidade do pensamento humano é uma característica suprema do humano. Realizar sonhos e transformá-lo em realidade, é um mistério que o ser humano gosta de vivenciar, experimentar e descobrir no decorrer de sua trajetória terrestre.
Falar do humano, de sua vida, de sua existência, de seus mitos e mistérios, é falar do próprio eu que está pronto para o novo, para o belo e para a vida. Criar o novo e compartilhar com outras pessoas sua criação é saber experimentar novas aprendizagens significativas que vão sendo construídas no decorrer de nossa caminhada.
Planejar os caminhos que serão percorridos, viver intensamente cada momento, como se fosse o último de nossa existência, é compreender que somos seres humanos inacabados, buscando a perfeição. Mesmo assim, temos a consciência que jamais seremos perfeitos. Temos a convicção de que as mudanças são necessárias, a justiça é fundamental para nossa sobrevivência e o convívio com os que gostamos e não gostamos, fazem com que experimentemos o âmago do estar vivenciando a diversidade na pluralidade. Falar do diferente, do distante, do inacabado, do eu perdido e do eu encontrado na própria existência, é falar do ser humano que somos. É falar de nossas limitações, possibilidades, imperfeições e busca de um novo ser existente dentro de nós mesmos.
Apreciar o belo, o bom, o agradável, o confortável é saber conviver com a paz interior. No entanto, conhecer o outro lado, e conviver com aqueles de quem não gostamos, de quem nos oprime, de quem nos traz antipatia, é um desafio que temos que saber conviver neste mundo de possibilidades e conflitos. Estar convivendo no meio dessas pessoas (invejosas, incapazes e mesquinhas) é estar aprendendo a ser o que não queremos ser.
Contudo, temos que acreditar no homem pleno. Ser complexo e que tem capacidade de criar, amar, construir e viver num mundo de incertezas. Ser capaz de buscar novos caminhos e de se encontrar no seu próprio mundo. Homem multidimensional que interpreta sua existência nas relações conquistadas e construídas no decorrer de sua jornada. Homem com capacidade de desenvolver habilidades e competências para “ser” o sujeito de sua história, agente transformador de uma sociedade e acima de tudo uma criatura capaz de mudar um planeta em prol de sua sobrevivência. O homem é o verbo vivo e presente no meio de nós, basta que demos a ele a oportunidade de “transgredir” seus paradigmas e revelar-se no meio da humanidade de forma justa, verdadeira e fiel.

(BIELERT, Patricia. A complexidade do homem. Em: http://www.jornaldeuberaba.com.br)

4.    ORAÇÃO FINAL
Salmo 8 (cantado):
1. Teu nome é Senhor maravilhoso, por todo o universo conhecido; no céu manifesta a tua glória,com teu resplendor é revestido.
2. Até por crianças pequeninas perfeito louvor te é cantado; é força que barra o inimigo, reduz ao silêncio o adversário.
3. Olhando este céu que modelaste, a lua e as estrelas a conter; que é, ó Senhor, o ser humano pra tanto cuidado merecer?
4. A ti seja dada toda a glória, Deus, fonte de vida e verdade, Divino amor que rege a história, vem, fica pra sempre ao nosso lado. 

Preces espontâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário