Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

8. A arte de Sorrir

Ambiente e símbolos do dia: vários bolões coloridos com desenhos de rostos sorrindo e outros com algumas palavras (alegria, otimismo, perseverança, etc.).
Oração Inicial
Nas horas de Deus, amém! Pai, Filho e Espírito Santo! Luz de Deus em todo canto, nas horas de Deus, amém! (2x)
Nas horas de Deus, amém! Deus abençoe os artistas, as crianças e os catequistas, nas horas de Deus, amém! (2x) (cantado)
(o coordenador motiva os presentes a repetirem a seguinte oração)
Deus Pai, nós te agradecemos por nos ter criado para a felicidade!
Jesus, o Senhor sabe que muitas vezes nós ficamos tristes e buscamos tantas formas para sermos felizes e nem sempre acertamos. Por isso: fica conosco!
Espírito Santo vem dá-nos o dom da alegria. Nós queremos ser pessoas felizes hoje e sempre. Amém.

Leitura bíblica: Filipenses 4,4-9. Ou Eclesiástico 30, 22-27.
Canto: É preciso saber viver – Tente outra vez.


REFLEXÃO 

Algumas pessoas pessimistas podem até dizer que neste mundo cheio de violências e catástrofes ou numa sociedade que exige tanto que as pessoas sejam “perfeitas”, não há espaço para ser feliz. Os otimistas, no entanto, percebem que a felicidade pode estar presente em nosso cotidiano,  nas pequenas coisas e se “descabelar”, ferindo a si proprio e aos outros, não resolve nossos problemas.
    E o primeiro lugar onde devemos encontrar a felicidade é dentro de nós mesmos, se não , como podemos partilhar com os outros o que não temos?
    Segundo a busca pela verdadeira felicidade é o grande objetivo de nossa vida, que vamos cultivando e desenvolvendo aos poucos.  Como Cristãos, enxergamos no evangelho e nos ensinamentos de Cristo nossa luz para encontrá-la. O Pai e mestre da juventude, São João Bosco, dizia que o “Demônio tem medo de quem é alegre” e que “o homem alegre o céu ajuda”. Também aconselhava: “ Se quereis que a vossa vida seja alegre e tranquila, esforçai-vos para permanecer na graça de Deus”.
    Sendo assim, o desejo de ser feliz não tem nada de egoísta, muito pelo contrário. Na realidade, muitas pesquisas já  revelaram que são as pessoas infelizes que costumam ser mais centradas em si mesmas e que, em termos sociais, com freqüência são retraídas, ensimesmadas e até mesmo hostis. Já as pessoas felizes são em geral consideradas mais sociáveis, flexíveis, criativas e capazes de suportar as frustrações diárias com maior facilidade do que as infelizes. E, o que é mais importante, considera-se que sejam mais amorosas e dispostas ao perdão do que as infelizes.
    E a melhor forma de demonstrar a felicidade é o sorriso e não há ninguém que precise tanto dele como aqueles que não sabem mais sorrir, aqueles que perderam a esperança... Os que vagueiam sem rumo... Os que não acreditam mais que a felicidade é algo possível... O sorriso é sempre bom para quem sorri e melhor ainda para quem o recebe, pois tem  o poder de fazer mais amena a nossa caminhada. Dessa forma, se não temos o hábito de levar a vida sorrindo, comecemos a cultivá-lo, e veremos que  mesmo que aparentemente  não  mude a situação à nossa volta, nós, intimamente, nos sentiremos mais felizes. Você sabia que o semblante carregado, ou seja, a “cara amarrada”, como se costuma dizer traz ao corpo um desgaste maior que o promovido pelo sorriso? Isto quer dizer que, quando sorrimos, utilizamos menos músculos e fazemos menos esforços. Assim sendo, até por uma questão de economia, é mais vantajoso sorrir.  Vejamos também o que diz  Silvia Helena Cardoso – Núcleo de Informática Biomédica – Unicamp, a respeito da importância da alegria e do sorriso para nosso bem-estar físico:
“Alegria tem uma atuação direta no corpo. A energia que ela emana se espalha por todo o corpo, atingindo determinados setores, e que ao alcançar nossos músculos, as emoções produzem movimentos diversos, podem ser repentinos ou calmantes, espontâneos ou provocativos, enfim, liberdade de movimento.
A alegria expande o ego e contagia. Salutar é desfrutar a vida com prazer e compartilhar com os amigos, parentes. Ter alegrias por suas vitórias, suas realizações. É auto-estima. Sendo a alegria uma emoção contagiante há tendência a aproximação física, toques, abraços e afagos.
Por meio da alegria, do riso, da diversão, o ser humano revela sua disposição em se aproximar, pesquisas demonstram que a alegria, o riso, faz bem para o bem-estar mental, físico e social, além de diminuir a tensão muscular, o estresse e a ansiedade, reforça a imunidade e diminui a dor.”
    Sabemos que nem sempre é fácil sorrir, mas na certeza de que somos importantes para Deus e para os outros, façamos sempre este esforço por o nosso bem viver e dos nossos irmãos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário