Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

3. A arte de conviver


Ambiente e símbolo do dia: Montar um mural com fotos das famílias, dos amigos, dos grupos de futebol, das escolas, etc, que retratem a experiência associativa das participantes da Colônia de Férias.

Oração inicial
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo... (cantado)   

(O coordenador motiva os presentes a repetirem a seguinte oração)
Pai do Céu, nós te apresentamos nossas famílias, nossos amigos, os diversos grupos da nossa comunidade.
Jesus nos ensine a acolher e a respeitar os outros e assim formaremos uma única família onde as pessoas vivem felizes.
Espírito Santo fica conosco, para sermos como D. Bosco e Madre Mazzarello, pessoas que sabem viver em harmonia buscando o bem para todos. Amém.

Leitura bíblica: 1 Coríntios 12, 12-21.
Canto: Eu preciso de você – Deus chama a gente pra um momento novo.

REFLEXÃO 



Deus ao criar o universo, fez em nosso planeta, vários exemplares dos diversos reinos: animais, vegetais e minerais existentes na natureza. Porém cada criatura, embora muito parecida com outra, é única, pois Ele, o nosso Pai Criador agiu com muito amor e cuidado ao constituir todas as espécies. Ele fez a espécie humana de homens e mulheres únicos, insubstituíveis, ou seja, todos somos partes da grande Criação de Deus. Mas cada um é uma criatura que não se repete e jamais será criada novamente.
Até mesmo irmãos gêmeos que são ditos “idênticos” são diferentes quando os conhecemos. Seja por seu jeito de ser ou por suas preferências musicais ou comida etc.
Embora diferenciados, Deus Pai quis que todas as criaturas habitassem na Terra e, para nós seres humanos, Ele deu o dom da convivência. Esse desejo de Deus, nem sempre a humanidade foi capaz de cumprir como deveria. Porém nós seres humanos, assim como toda a natureza precisamos uns dos outros pra muitas coisas. Fomos feitos para viver e conviver!
Conviver é uma arte, pois exige cuidado, treino, paciência, aprendizagem. Tanto assim, que Deus mesmo desejou conviver conosco, enviando ao mundo seu Filho Jesus para nascer como um humano igualzinho a nós em tudo, menos no pecado, para nos ensinar o melhor jeito de viver (e conviver), que é o de nos assemelharmos a Jesus!
Jesus Cristo tem um jeito de viver que é perfeito: ama e serve a quem precisar. Ele ensinou aos seus discípulos muitas vezes que o próximo merece ser amado e o próprio Jesus provou o que disse, sendo capaz de morrer e ressuscitar esperando que todos nós aceitássemos o amor que Deus sempre nos dedicou e que Ele tinha vindo comunicar-nos.
Ele nos ensinou a arte do convier, através do amor, do respeito e da consideração com que tratou a todas as pessoas que se aproximaram dele. Conviver é respeitar e amar quem está perto e longe de nós, desde seres humanos até animais, plantas, ou seja, toda a criação.
No tempo atual, nos são oferecidas muitas opções de passarmos a ser isolados, por exemplo, cada um tem o seu telefone, seu próprio quarto, seu próprio brinquedo... Aos poucos, se não prestarmos atenção, não mais passaremos a conviver com outras pessoas e toda a humanidade será uma multidão de sozinhos. Iremos assim, rejeitar o grande dom que Deus nos deu que é a arte de conviver.
Dom Bosco, grande seguidor de Jesus, entendeu muito bem essa arte e a transformou em regra de vida para si e para todos os que conviveram com ele e decidiram unirem-se a ele para seguir Jesus. A sua vida foi de total serviço aos jovens e crianças mais necessitados, sendo também capaz de fazer grandes sacrifícios quando foi preciso.
Ah! E um gesto bom pode inspirar outras pessoas ao repetirem. Que tal tentar conviver como Jesus, aprendendo seus gestos?
"Não disse que seria fácil e sim que valeria a pena." 
(Dom Bosco)


Questionamento: O que podemos aprender com os exemplos de Jesus Cristo e Dom Bosco que nos farão aprender a arte de conviver bem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário