Páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

2. Sistema Preventivo e Direitos Humanos

1. ORAÇÃO INICIAL

Mantra: Onde reina o Amor, fraterno Amor. Onde reina o Amor, Deus aí está!

Invocação ao Espírito Santo.
Canto ou oração

Texto bíblico: 1Jo 4, 7-8; 12;18-21
“Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor. Amados, se Deus nos amou, também nós devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus está conosco, e o seu amor se realiza completamente entre nós. No amor não existe medo; pelo contrário, o amor perfeito lança fora o medo, porque o medo supõe castigo. Por conseguinte, quem sente medo, ainda não está realizado no amor. Quanto a nós, amemos, porque Ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e no entanto odeia o seu irmão, esse tal é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. E este é justamente o mandamento que Dele recebemos: quem ama a Deus, ame também o seu irmão.”


Meditação e retomada da mensagem.
Após um momento de silêncio, espontaneamente, cada um diz em voz alta o versículo ou a palavra que mais calou ao coração. Pode-se retomar o mantra durante esse período, criando um clima orante em sintonia com a Palavra.


2. SENSIBILIZAÇÃO

(Música: Direitos e deveres; autoria: Toquinho; Num. 78, pág. 83)

Para dialogar:
Destaque alguns elementos da música, que estão em sintonia com a realidade da sua cidade, comunidade ou obra educativo-pastoral.


3. REFLEXÃO

Diante da situação dos jovens do seu tempo, Dom Bosco fez a opção pela educação. Um tipo de educação (sistema preventivo) que previne o mal por meio da confiança no bem que existe no coração de todo jovem. Desenvolve suas potencialidades com perseverança e paciência, constrói a identidade pessoal de cada um. Trata-se de uma educação que forma pessoas solidárias, cidadãos ativos e responsáveis, pessoas abertas aos valores da vida e da fé, homens e mulheres capazes de viver com sentido, alegria, responsabilidade e competência. Este modo de educar, torna-se verdadeira experiência espiritual, que haure no amor de Deus que se antecipa a toda criatura, com a sua Providência; segue-a com sua presença e salva-a com a doação da própria vida.
Para Dom Bosco, era importante o cuidado com os jovens que vinham ao Oratório, mas era igualmente importante, para ele, a preocupação de ir à procura de todos os que ficaram fora. Preocupava-se com o desenvolvimento da pessoa (educação integral) até o seu pleno amadurecimento humano e cristão, mas também se preocupava com a transformação da sociedade através da educação da juventude.
A Família Salesiana é, portanto, herdeira e portadora de um carisma educativo que tende à promoção de uma cultura da vida e à mudança das estruturas. Por isso, tem o dever de promover os direitos humanos. A educação em direitos humanos, principalmente dos menores, é o caminho privilegiado para realizar, nos diversos contextos, o trabalho de prevenção, desenvolvimento humano, construção de um mundo mais honesto, mais justo, mais saudável.
Os direitos humanos são as garantias universais, invioláveis e indisponíveis, postas recentemente (1948) acima da soberania do Estado, como baluarte e salvaguarda da dignidade de toda pessoa sem distinção alguma de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou outro gênero, de origem nacional ou social, de riqueza, nascimento ou outra condição. São inerentes à pessoa humana, como se fossem inscritos em seu DNA. O Estado não os concede, não os atribui, mas limita-se a reconhecê-los. Os direitos civis, culturais,
econômicos, políticos e sociais são todos igualmente necessários para a dignidade e a liberdade de qualquer ser humano. A pessoa humana é una: alma e corpo, espírito e matéria, em sua integralidade indissolúvel.
O sistema preventivo e os direitos humanos, interagem enriquecendo-se mutuamente. Um confere ao outro uma abordagem educativa única e inovadora, relativamente ao movimento de promoção e proteção dos direitos humanos, até agora, caracterizado pela perspectiva da denúncia após a ocorrência da violação. O sistema preventivo oferece aos direitos humanos a educação preventiva, ou seja, a ação e a proposta antecipadas.

Para dialogar:
Os direitos humanos são conhecidos e respeitados por todos? O que podemos fazer diante dessa realidade?
O que significa hoje, para a Família Salesiana, formar o honesto cidadão?


4. ORAÇÃO FINAL
    Lembrando o texto bíblico, as conversas, os fatos do cotidiano e a reflexão proposta, todos são convidados a converter, os diversos momentos do encontro, em preces espontâneas;
 (A música do P. Zezinho “Amar como Jesus amou” - N. 19, pág 74 -  pode ser cantada pelo grupo, encerrando as atividades).

Nenhum comentário:

Postar um comentário