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sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

1. Identidade e prática do educador(a)/animador(a) salesiano

1. ORAÇÃO INICIAL

Mantra: Desça como a chuva a tua Palavra, que se espalhe como orvalho, como chuvisco na relva, como o aguaceiro na grama. Amém! (cf. Dt. 32,2)

Invocação ao Espírito Santo -Canto ou oração

Texto bíblico: Ez. 34, 11-16
“Assim diz o Senhor: Eu mesmo vou procurar as minhas ovelhas. Como o pastor conta o seu rebanho, quando está no meio de suas ovelhas que se haviam dispersado, eu também contarei as minhas ovelhas, e as reunirei de todos os lugares por onde se haviam dispersado, nos dias nebulosos e escuros. Eu as retirarei do meio dos povos e as reunirei de todas as regiões, e as trarei de volta para a sua própria terra. Aí, eu próprio cuidarei delas como pastor, nos montes de Israel, nos vales e baixadas do país. Vou levá-las para pastar nas melhores invernadas, e o seu curral ficará no mais alto dos montes de Israel. Aí, elas poderão repousar num curral bom, e terão pastos abundantes sobre os montes de Israel. Eu mesmo conduzirei as minhas ovelhas para o pasto e as farei repousar - oráculo do Senhor Javé. Procurarei aquela que se perder, trarei de volta aquela que se desgarrar, curarei a que se machucar, fortalecerei a que estiver fraca. Quanto à ovelha gorda e forte, eu a destruirei, pois cuidarei do meu rebanho conforme o direito”.

Meditação e retomada da mensagem
O animador pode guiar a reflexão, pedindo que cada um retome o texto e diga a palavra, ação, cena, que mais lhe chamou a atenção. Em seguida, o grupo poderá tentar relacionar o texto com a sua prática de animador, durante a colônia de férias, respondendo a seguinte pergunta: Deus é o pastor-modelo de todos nós(ovelhas). Ele nos dá a oportunidade de sermos também pastores, mas segundo a ação de seu Filho, Jesus. Quais as atitudes de Jesus-Deus-Pastor que eu tenho? E quais eu preciso alcançar, no meu exercício pastoral?

2. SENSIBILIZAÇÃO
(Música: Cidadão do Infinito; autoria:
Padre Zezinho, N. 77, pág. 83)

Para dialogar e refletir:
Um monge, resolveu que pelos próximos 40 anos da vida dele, iria apenas se dedicar a rezar a Deus e se afastar da vida do mundo cheio de pecado e miséria. Então subiu numa montanha e começou a olhar para o alto e rezar. Olhava para o alto a fim de nunca mais ver a terra pecadora. Depois de três semanas, o monge morreu, olhando para cima. Causa da morte: torcicolo. Na pedagogia salesiana é necessário formar o “bom cristão e o honesto cidadão”. A partir da música e da historinha, quais as facilidades e dificuldades que você encontra para tal tarefa na sua formação pessoal e na sua colaboração na formação de seus educandos?


3. REFLEXÃO

O que forma um educador/educadora salesiano? Qual a identidade dele(a), o perfil? Um educador deve ser coerente. Viver aquilo que diz de bom e evitar os maus hábitos. Para isso, o Sistema Preventivo de Dom Bosco indica o caminho das boas companhias e da bondade; dos sacramentos e da prática da religião; da vivência racional, do carinho e da familiaridade e alegria com os jovens (jogo, teatro, dança, música, passeios e pátio).
Isso leva o educando a confiar no educador e a ter profundas convicções religiosas e morais. Por isso, a identidade e a prática do educador salesiano tem um estilo: a presença educativa no meio dos jovens, com propostas que ajuda o educando a ser bom.
O educador participa da vida dos jovens. Interessa-se pelos problemas deles. Procura entender como veem as coisas. Toma parte nas suas atividades desportivas e culturais, nas suas conversas. Como amigo amadurecido e responsável, mostra itinerários e metas para o bem. Está pronto a intervir para esclarecer problemas, para indicar critérios, para corrigir com prudência e firmeza afetuosa, julgamentos e comportamentos censuráveis. Nesse clima de presença pedagógica, o educador, não é considerado um “superior”, mas um pai/mãe, irmão/irmã e amigo/amiga.

Nos Princípios Norteadores da AJS, se apresentou um perfil de como deveria ser um coordenador(a)/animador(a):
Entusiasmado, apaixonado por aquilo que acredita e faz, transmitindo otimismo e esperança.
Disponível e serviçal. Como seguidor de Jesus, comprometido com Ele, age servindo generosamente ao grupo, a seus membros e a comunidade da qual faz parte.
Pessoa que se capacita. Não se perde em ativismo, procura aprofundar o que faz, informando-se bem, através de livros, revistas, jornais, encontros, cursos e assembleias.
 Organizado. Procura planejar tudo o que faz, equilibrando seus deveres de cristão e cidadão.
O educador do século XXI, tem que integrar valores permanentes da tradição com as “novas soluções” da sociedade moderna, para enfrentar de modo criativo os problemas emergentes no mundo: informatizado e pouco dialógico; religioso e pouco cristão; indiferente e ecologicamente desarmonizado.
Para finalizar, propomos três características marcantes em Cristo, em Dom Bosco e nos maiores educadores da humanidade: a simplicidade, a humildade(húmus) e a docilidade(docere). Porque, como dizia Guimarães Rosa: “professor, não é sempre aquele que ensina, mas aquele que de repente, aprende.”

Para dialogar e refletir:
Dos elementos do texto, pela sua experiência, quais não poderiam faltar, no animador/educador ideal?
Em relação ao ideal, que animador/educador você é hoje?


4. ORAÇÃO FINAL

Mantra: Desça como a chuva a tua Palavra, que se espalhe como orvalho, Como chuvisco na relva, como o aguaceiro na grama. Amém! (cf. Dt. 32,2).
Aqui, em forma de Lectio, Divina se retoma a leitura da Escritura, enriquecendo a oração, com os pensamentos que surgiram durante a reflexão. Agora, é o momento de rezarmos a Deus, pela colônia de férias, pelos meninos e meninas que encontraremos e por nós animadores(as), a fim de que nossa vida corresponda ao evangelho que cremos e anunciamos. Preces espontâneas.

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