Páginas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

1º ATO: “Bem-aventurados os pobres de coração, porque deles é o reino dos céus”.

(Entra em cena a personagem do Semeador de Sonhos e se posiciona em um banco na lateral do cenário. Enquanto entra, toca a música: ABERTURA, que será a música tema do Semeador de Sonhos. A música está disponível para download em nosso skydrive, clique no nome da música para baixar)

Semeador de Sonhos: Bom dia! Sou o Semeador de Sonhos, caminho de cidade em cidade, percorro os mais diversos lugares desta terra recolhendo da experiência do povo as sementes de felicidade que podem ser plantadas em outras terras. Hoje apresento a vocês uma história curiosa, e um tanto engraçada, de um vilarejo lá do sertão que recebeu a visita de um grupo de missionários... acompanhemos com atenção!

(Entra o missionário, ou um grupo deles, em procissão, pelo meio da plateia, enquanto toca a música: MISSIONÁRIOS  . Junta-se a eles todos os demais personagens, habitantes do vilarejo. Em posição de destaque, se possível mais alto que os demais, o missionário começa sua pregação.)

Missionário: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Povo: Para sempre seja louvado!

Missionário: Viemos aqui atraídos por uma grande notícia! Foi-nos revelado que o Senhor Jesus está neste vilarejo, escondido, vivendo como um morador desse lugar. Precisamos descobrir quem é. Não sabemos se está na pele de homem ou de mulher, de menino ou de jovem. Sabemos apenas uma pista para encontrá-lo: Dizem que por onde ele passa as pessoas se tornam mais felizes! Voltem para as casas de vocês! Mas lembrem: Jesus pode estar morando lá! Encontrem-no!

(Saem de cena os missionários e ficam apenas os habitantes do vilarejo, conversando em alvoroço. Enquanto todos parecem estar conversando, dá-se o diálogo entre Dona Ester e Judite).

Dona Ester: Louvado seja Deus! Tá vendo, abençoada! Bem que eu notei que a gente estava vivendo no céu! Eu escutei quando o Padre Marcelo disse na rádio que o céu é o lugar onde eu quero viver. O Padre Manzotti disse a mesma coisa outro dia, que a família da gente é o lugar onde Deus habita... mas na minha casa ele não tá não, comadre! Meu marido, esse traste, só vive bêbado... isso é coisa do chifrudo! Já rezei tanta novena, mas ele não para de beber, não sei mais o que faça...

Judite: Nem me fale, comadre! É um sacrilégio achar que Seu Pedro é o Senhor Jesus... Mas pode até ser algum de seus filhos né? Olha a Marília, ela é uma menina de ouro!

Dona Ester: Será? Ela até que tem um bom comportamento, é esforçada nos estudos e me ajuda muito em casa, principalmente tomando conta de mamãe, que está com a saúde fraquinha, não sabe?! Emanuel não pode ser... Ele só tem o nome de “Deus Conosco”, mas aquele puxou ao pai... só quer viver na farra, agora. Pedrinho... Ave Maria! Danado do jeito que é... nem arrisco dizer quem ele podia ser!

Judite: Cruz, credo, Ester! Num diz isso do menino não!

(Continuam a conversar, enquanto fala o Semeador de Sonhos)

Semeador de Sonhos: O povoado está em alvoroço! Quem honra ter o próprio Cristo morando na sua casa, como membro de sua família! Mas como vão desvendar esse mistério? Será que a Dona Ester tem razão? Será que não é nenhum dos habitantes da casa dela? Isso eles vão ter que descobrir!

Seu Pedro: Mulher! (grita com Dona Ester)

Dona Ester: Ave Maria, Pedro! Tu não respeita nem os missionários! Já estás bêbado de novo?! Vamos pra casa! Sangue de Cristo tem poder!

Seu Pedro: Eita! Ela agora quer mandar em mim! Vai me fazer passar vergonha aqui é? Vai não, viu?! Mas eu vou pra casa sim, porque eu quero!

Dona Ester: Cala a boca, Pedro! Já sei que lá em casa mesmo, Jesus não está! O missionário disse que as pessoas que passavam por ele são mais felizes... e tu só me traz aperreio, homem! Passa pra casa! Vamos mamãe! Vamos crianças!


(Dona Ester toma Seu Pedro pelo braço e sai arrastando a família para fora da cena enquanto toca a música: VIDA DE VIAJANTE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário